Vitalmed realiza o serviço na capital baiana e já atendeu cerca de seis mil pacientes ao longo de sua história
O atendimento médico, aliado ao conforto do lar e ao carinho dos familiares, pode ajudar a atenuar quadros de saúde de pacientes, que precisam ficar longo tempo em um ambiente hospitalar. Em Salvador, a prática alternativa, conhecida como home care, mais humanizada e menos invasiva, tem crescido no Brasil e movimenta mais de R$ 30 milhões, por ano. Na capital baiana, o serviço é oferecido pela Vitalmed há 15 anos e atendeu cerca de seis mil pacientes ao longo de sua história.
A gerente do Vitalcare da empresa, Cláudia Dórea, explica que a modalidade de atenção domiciliar vem acompanhando o processo versátil das práticas cuidadoras, visando atender pessoas na sua integralidade, de acordo com as necessidades e limitações individuais. Dentre as vantagens, a médica ressalta que “favorece o processo de recuperação do paciente, a humanização e personalização do atendimento, além da diminuição dos riscos de complicação clínica por infecção hospitalar”.
Segundo Claudia Dórea, a Vitalmed, que também oferece este serviço em Ilhéus, Lauro de Freitas e São Luís do Maranhão, “transporta os aparatos existentes em um hospital à residência do associado. A empresa também dispõe de uma equipe formada por profissionais de saúde para fazer o acompanhamento periódico, com horários pré-agendados”. Dentre os benefícios do atendimento em casa, a médica ainda ressalta a redução de custos para os planos de saúde, das reinternações, melhoria do aproveitamento dos leitos nos hospitais e diminuição da propagação de bactérias multirresistentes.